Bateria: 5 Erros que ainda cometemos

bateria smartphone



(Li-Ion) Iões de Lítio: Esta é a tecnologia utilizada atualmente e surgiu com a escolha de um metal ainda mais leve. Consequentemente as baterias tornaram-se ainda mais leves e mais finas. A maior vantagem das baterias (Li-Ion) é a possibilidade de recarga a qualquer momento não viciando a bateria, podendo recarrega-las em qualquer altura.


Vejamos agora alguns erros crassos que ainda hoje cometemos e que podem danificar o desempenho e autonomia dos nossos equipamentos.

Apesar de podermos recarregar o nosso smartphone, tablet, computador e praticamente qualquer dispositivo móvel com uma bateria de iões de lítio a qualquer altura, certos erros, podem ter efeitos negativos na bateria.


1- Cabo e/ou Carregador

Em primeiro lugar, o carregador terá de ser compatível para que possa realizar a carga na velocidade máxima suportada, ao mesmo tempo que mantém a integridade da bateria e do próprio carregador, por isso as marcas fazem carregadores e cabos adequados a cada bateria.

2- Descarregar totalmente a Bateria

Um dos mitos que ainda perdura é o hábito de deixar a bateria descarregar completamente antes de voltar a carregar o smartphone ou o computador. Evita ao máximo deixar o teu smartphone/PC/tablet, etc, cair abaixo dos 15% de carga. Com a tecnologia de iões de lítio não deves deixar o teu dispositivo chegar a níveis muito baixos de carga.

3- Carregar durante toda a noite

Apesar de atualmente a grande maioria dos carregadores e smartphones possuirem vários sistemas de segurança que cortam o fluxo de energia quando a bateria está totalmente carregada, continua a não ser aconselhável deixar o equipamento ligado à corrente por grandes períodos de tempo.

De acordo com um estudo da Battery University (fonte), esta prática é desaconselhada. Segundo eles deveríamos carregar os nossos dispositivos até ao máximo de 90 a 95%, uma carga parcial, portanto.

As vantages de uma carga parcial (90 a 95%) prendem-se sobretudo com o aumento da vida útil da bateria e seus respetivos ciclos (limitados) de carga e descarga. Pela mesma razão que se deve evitar uma descarga completa, o carregamento completo também não é recomendado.

Algumas construtoras chegam mesmo a limitar o carregamento total da bateria. No smartphone é apresentado o aviso de carga total (100%), sendo este um valor artificial, já que a bateria não está totalmente carregada.

4- Calor ou Frio afetam a Bateria

Tanto o calor extremo como o frio excessivo são duas das principais ameaças para as bateria do nosso smartphone, PC, tablet e afins. Posto isto, evita carregar o smartphone enquanto estás a jogar ou a utilizar o smartphone ao ponto de ele aquecer bastante e evita ainda deixar o smartphone, tablet ou qualquer outro dispositivo móvel que utilize uma bateria ao Sol durante o dia. A temperatura (calor ou frio extremo) afeta consideravelmente a vida útil da bateria.

5- Carregar a Bateria uma vez ao dia

Contrariamente ao senso comum, carregar, totalmente, a bateria uma vez ao dia não é uma prática sensata. De acordo com a Battery University a prática ideal será o carregamento esporádico e intermitente ao longo do dia. Isto é, sempre que tiveres uns 5 a 10 minutos aproveita para carregar o teu smartphone.

Em suma, devemos evitar cargas completas e prolongadas. A bateria dos nossos equipamentos durará mais (vida útil), se a carregarmos várias vezes ao dia, sem grandes preocupações a não ser evitar uma carga ou descarga completa da mesma. Isto porque as baterias de iões de lítio são suscetíveis a saturação.

Comentários